quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Servidor LAMP (Linux, Apache, MySql e PHP)

A grande maioria de WebServers existentes hoje é um Servidor Apache, rodando Linux. Isso se dá porque o apache é considerado pela grande maioria como se não o melhor, um dos servidores mais seguros do mundo! Além de permitir a inclusão e suporte aos mais variados módulos existentes. A maioria das páginas dinâmicas existentes são em PHP e utilizam um banco de dados MySql ou PostgreSql.

Bem verdade que no ato da instalação do Ubuntu seja ele versão Servidor ou não você pode escolher por instalar e configurar um Servidor LAMP. Mas estes passos ensinam como instalar manualmente um servidor LAMP no Ubuntu 7.10 ou qualquer distribuição Debian. Há muitos tutoriais como este pela internet, mas há muito material disperso e irrelevante também. Prefiri fazer o meu porque trabalho constantemente com isto e sei que nunca esquecerei a URL de meu próprio Blog hauahauhauahu...

Abra o terminal de comando e digite:
$ sudo apt-get update

Obs.: O uso do sudo não é necessário quando se está com o usuário "root"

1. Instalando o apache 2:

$ sudo apt-get install apache2

Verifique no seu browser seu funcionamento pelo endereço http://localhost/ que ele já está ativo!

Por padrão a pasta onde ficam alocados os sites no seu servidor é "/var/www/" . Recomendo que se você for alocar vários sites no mesmo servidor crie uma pasta para cada site. Exemplo "/var/www/nome_site1" , "/var/www/nome_site2" , etc... Em outro artigo fornecerei maiores dicas sobre como configurar vários sites com diferentes nomes pelo Apache2.

2. Instalando o php 5:

$ sudo apt-get install php5

Por padrão ao instalar o php5 ele também instala o pacote "libapache2-mod-php5", para que o apache reconheça páginas ".php"
Reestarte o serviço do apache para que estas alterações sejam reconhecidas!
$ sudo /etc/init.d/apache2 restart

Vamos testar nosso servidor? Crie o arquivo teste.php dentro de "/var/www/" contendo a linha "". Isto exibirá as informações de seu PHP instalado. Para isso você pode utilizar o comando:
$ sudo echo "" > /var/www/teste.php

Agora acesse de seu browser, o endereço http://localhost/teste.php

3. Instalando o MySql 5:

$ sudo apt-get install mysql-server
Pode ser que ao fim da instalação ele lhe peça uma senha para usuário "root" do MySql(No instalador deste pacote no Ubuntu 7.10 ele pede.) Se não pedir a senha padrão é de Root é vazio, nenhuma. Para mudar manualmente esta senha utilize a sintaxe: $ sudo mysqladmin -u root password 'new-password'

Neste ponto a instalação de um client MySql não é obrigatória, mas é muito interessante para nossos testes.
$ sudo apt-get install mysql-client

Agora o suporte PHP 5 ao MySql.
$ sudo apt-get install php5-mysql

Antes de iniciar o serviço MySql vamos criar a base "mysql" que conterá dados das bases criadas depois. Rode o comando:
$ sudo mysql_install_db

Reinicie o Serviço:
$ sudo /etc/init.d/mysql restart

Se você não quiser ficar apenas na linha de comando do MySql e se você quiser possibilitar também que outros usuários de outros bancos MySql em seu servidor possam fazer suas alterações diretamente do Browser, uma boa dica é instalar o PhpMyAdmin. É uma interface web para gerencia do MySql.
$ sudo apt-get install phpmyadmin

Verifique seu funcionamento, crie novos bancos, usuários, defina permissões etc... pelo endereço http://localhost/phpmyadmin/
Vale apena gastar alguns minutos aprendendo algumas dicas de como mecher no MySql pela linha de comando. Assim também como se familiarizar com o PhpMyAdmin.

Seu servidor LAMP está pronto!

Um bom site para se basear a instalação de um Servidor é http://www.mysql-apache-php.com/ foi de lá que eu tirei a maior parte das informações deste tutorial.

No próximo post mostrarei como configurar-lo para hospedar vários sites, vários bancos e vários clientes ftp no mesmo servidor.

Obs.1: A recomendação mínima de ram para Um servidor LAMP, utilizando Apache2, PHP 5 e MySql 5 é de no mínimo 256Mb de Ram.

Obs.2: É muito bom que você possua um ip válido, ou um caminho através de um acesso dedicado se você está pensando em oferecer um serviço de Hospedagem.

Obs.3: A implementação de um servidor Bind também é algo interessante de se estudar, para um serviço de Hospedagem.

Creditos: igorpalacio.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oi. eu gostaria de pedir sua ajuda se vc se dispor a ajudar. Instalei em meu site um bate-papo xchat 5.1.1 do Hedi Carlos Minim em php ajax e json.
    E desde que começou a entrar muitas pessoas alguem tem entrado, e nao sei de que maneira faz sumir a lista de nicks embora as pessoas continuem na sala. acredito que seja um defeito do script,( pq a pessoa perde o nick na lista tb se depois de entrar na sala ir no "voltar" a pagina de entrada esperar uns dois minutos e "avançar" pra sala e fica invisivel) gostaria de saber como alguem pode estar fazendo isso e principalmente QUAL A SOLUÇÃO PARA ESTE PROBLEMA ? eu nao sei quase nada de programaçao so sei instalar e usar algumas ferramentas do site, e alterar algo até desde que seja dito aonde .
    aguardo sua resposta para este comentario, Diego, se possivel.
    meu e-mail rock70.s@hotmail.com
    rock70.s@hotmail.com

    ResponderExcluir