quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fazer de sua maquina um servidor externo.

Fazer sua maquina hospedar um site com a sua conexão....

Se você pensa em hospedar um site, mas acha os planos muito caro ou se acha mais cómodo hospedar o site em sua própria maquina vou dar umas dicas para você.

O nome da solução é usar um DNS dinâmico.

A primeira pergunta sua conexão é banda larga do tipo ADSL(velox, Speedy) essas conexões adquirem um IP valido a cada conexão, seu modem não pode ser roteado por que o IP não vai pra maquina e sim pro modem, mais ai é outra historia.

Segunda pergunta a fazer é sobre sua conexão, é boa ?, será que vai aguentar 10 ou mais usuários ao mesmo tempo ?, essas perguntas são fundamentais

Terceiro, qual seu sistema operacional, eu recomendo alguma distribuição linux, pra ser mais preciso o Ubuntu é o meu preferido.

Existem 2 grandes colaboradores para o assunto que são os que eu recomendo.

DDNS: desenvolvido pela Winco http://www.ddns.com.br
NO-IP: desenvolvido por Vitalwerks Internet Solutions http://www.no-ip.org

Após a criação da conta em um desses 2, existe um cliente que é instalado na sua maquina que fica geralmente de 30 em 30 segundos em contato com o serviço redirecionador que é gratuito.

Pessoal vou fazer outra postegam abordando a instalação e configuração dos 2 serviços

OScommerce

O oscommerce é a solução mais barata para loja virtual, pois sua licença é open source onde existem varias pessoas no mundo desenvolvendo sobre o assunto, usa a linguagem de programação php que junto com o banco de dados mysql podem fazer muita coisa.

Onde encontrar: http://www.oscommerce.com/

Requisitos: Apache + PHP + Mysql + Sendmail