Tutorial ideal para aqueles que estão entrando para o mundo Linux e desenvolvem aplicações java e precisam da Plataforma de Desenvovimento Java, JDK. O pré-requisito principal é estar conectado a internet.
Primeiro vamos verificar a lista de componentes java disponível, para isso digite em um terminal de comando:
$ sudo apt-cache search sun-java
Aparecerá a lista de pacotes da sun relacionadas a Java disponíveis para sua distribuição. Prefira sempre as últimas versões, na data deste tutorial a versão 6.

- Da ferramenta de Desenvolvimento JDK para fazer programas em java no linux, meus trabalhos da faculdade:
$ sudo apt-get install sun-java6-jdk
- Da maquina virtual java para abrir e emular os programas em java:
$ sudo apt-get install sun-java6-jre
- Do plugin Java para Internet, para navegar e visualizar páginas com applets:
$ sudo apt-get install sun-java6-plugin
Os 3 comandos anteriores poderiam ser substituidos por um único comando também
$ sudo apt-get install sun-java6-jdk sun-java6-jre sun-java6-plugin
A documentação também é algo interessante como fonte de pesquisa e ajuda sobre as classes, comandos e objetos disponíveis na linguagem java. Mas neste caso recomendo que tente baixá-la diretamente no site da SunMicrosystems, em vez de instalar o pacote "sun-java6-doc".
Pronto! Sua plataforma de desenvolvimento idependente Java, já está disponível. =)
Para fazer um programa, abra um editor de textos como o Gedit ou o Nano, (recomendo o Gedit que é colorido =P) e salve seu arquivo com a extesão ".java", ex:"arquivo.java".
Depois compile seu programa utilizando a sintaxe:
$ javac arquivo.java
e teste o mesmo utilizando:
$ java arquivo
Se você é um profissional experiente na programação Java e quer instalar também uma interface de programação recomendo o Eclipse:
$ sudo apt-get install eclipse
Agora se você precisa de uma interface menos sofisticada, mais leve e simples, apenas para fazer os trabalhos da faculdade, recomendo o JGRASP ou o BlueJ.
No caso do BlueJ você pode baixá-lo na página

Depois de efetuado o Donwload você pode executar o arquivo clicando com o botão direito do mouse sobre ele e escolha "abrir com Sun Java 6 run Time"
Se não lhe aparecer esta opção, vá pela linha de comando onde na pasta onde se encontra o arquivo e digite:
$ sudo java -jar bluej-220.jar
Para executar você pode abrir via ambiente gráfico mesmo entrando na pasta onde o BlueJ foi instalado, geramente dentro de /home/usuario/bluej (a não ser que você o tenha modificado no passo anterior) e dar dois cliques sobre o arquivo bluej ou pela linha de comando:
$ /home/usuario/bluej/./bluej

Se você deseja experimentar o JGRASP em vez do BlueJ. Vá no site da JGrasp, http://www.jgrasp.org/, e faça o download do arquivo JGRASP.zip (arquivo zipado para linux e outros sistemas)
Descompacte o arquivo na pasta desejada. Entre na pasta e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo jgrasp.jar escolha a opção "abrir com Sun Java 6 run Time". Ou entre na pasta pela linha de comando e digite:
$ sudo java -jar jgrasp.jar
Se estas aplicações lhe forem úteis e utilizadas frequentemente, faça um atalho na sua área de trabalho para elas.
obs.1: A versão mais nova do Java na época em que escrevi este tutorial era a 6.
obs.2: Este tutorial foi escrito e testado utilizando-se a Distribuição Ubuntu 7.10, mas é perfeitamente aplicável em qualquer distribuição baseadas em Debian que possuam sistemas gerenciadores de pacote tipo apt-get, tipo Xubuntu, Ubuntu 7.04, Kurumin, Kubuntu, o que for...
Creditos: igorpalacio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário